O Ilustríssima Conversa recebe nesta semana o historiador Leonardo Welleronde tem fortune tiger, professor da FGV São Paulo.
Weller é coautor, com Fernando Limongi, de "Democracia Negociada: Política Partidária no Brasil da Nova República" (FGV Editora). O livro analisa os pilares do sistema político brasileiro e oferece uma interpretação de momentos-chave da história do país das últimas décadas, como a aprovação da Constituição de 1988 e o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Na entrevista, Weller explica por que o livro defende que a construção de consensos caracteriza melhor o funcionamento da política brasileira que o embate aberto entre forças antagônicas.
O pesquisador também fala sobre os fatores por trás do que chama do período glorioso da Nova República, os quase 20 anos de governos federais do PSDB e do PT.
Para a democracia funcionar, é preciso ter partidos que conseguem receber o voto dos extremos sem ser extremo. O PT e o PSDB conseguiram fazer isso. Comunistas ou saudosas da ditadura militar votavam no Lula e no Fernando Henrique Cardoso. É papel dos partidos em uma democracia conter os extremos. A direita deixou de fazer isso, e esse espaço está vago. Precisamos de um novo centro que consiga ter apelo com a extrema direita para reconstruir a democracia
ZA9BET: Ganhe Alto Agora - Aposte Fácil com ZA9BETjogo do tigre Leonardo WellerO Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativosonde tem fortune tiger, como Apple Podcasts e Spotify. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.