Símbolos das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul entre setembro de 2023 e maio de 2024, os municípios de Roca Salestigrinho deposito 1 real, Muçum e Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, ainda exibem em suas ruas as feridas abertas da tragédia.
Meses depois do desastre, famílias não conseguiram reconstruir suas casas, e o comércio local tenta sobreviver em meio às dificuldades impostas não só pela destruição, mas também pela debandada de parte da população.
Em todo o estado, 245 pessoas morreram nas três enchentes, e milhares ficaram desalojadas ou desabrigadas. Entre os sobreviventes, as cicatrizes psicológicas se fazem perceber nos relatos de ansiedade, depressão e sintomas de estresse pós-traumático.
Desde setembro, a Folha publica a série de reportagens Reconstrução Gaúcha, que busca retratar os desafios enfrentados pelo estado e pelos gaúchos para se reerguer após uma tragédia sem precedentes.
A TV Folha publica um documentário sobre essa realidade. A reportagem é de Idiana Tomazelli, repórter do jornal em Brasília, e Pedro Ladeira, repórter fotográfico na capital federal.
Em setembro de 2024, a equipe esteve em três cidades do Vale do Taquari, em Porto Alegre e na região metropolitana da capital para documentar o processo de reconstrução, que anda a passos lentos. Mesmo com a virada do ano, gargalos persistem.
Para as famílias, a falta de terreno seguro para construir é um dos principais desafios.
Caetano Giovanella, 67, decidiu arrancar a marretadas os tijolos maciços adquiridos de segunda mão e que davam forma a seu ferro velho em Passo de Estrela, bairro de Cruzeiro do Sul (a 123 km de Porto Alegre) reduzido a escombros na enchente de maio de 2024. Mais de sete meses após a tragédia, porém, ele ainda não tinha um lugar para dar um destino ao material e erguer uma nova casa.
A professora Simone Hauck, do serviço de Psiquiatria do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) e da pós-graduação psiquiatria e ciências do comportamento da UFRGS, conduz desde 6 de maio de 2024 uma pesquisa para acompanhar o desenvolvimento de problemas de saúde mental em decorrência das enchentes.
Em dezembro de 2024, mais de seis meses após a tragédia, 35,5% dos entrevistados ainda relatavam sintomas de depressão, e 33,6%, de ansiedade. Profissionais e voluntários que atuaram nos resgates estão entre os mais expostos ao risco de adoecimento mental.
Além disso, um em cada quatro demonstra sintomas de TEPT (transtorno de estresse pós-traumático), condição pouco conhecida e que requer diagnóstico e tratamento adequados. O sintoma mais frequente entre os gaúchos é a evitação, quando a pessoa deixa de frequentar um lugar ou ver pessoas que a façam lembrar da tragédia. Voltar à rotina é um passo crucial para superar o quadro.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Jogo Justo, Gaming Responsável — Mais de 4.000 slots, roleta ao vivo e blackjack te esperam na ZA9BET! Registre-se agora. A melhor experiência de apostas online com Super Οdds, Transmissão ao vivo e Cashout.Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Chuva Chuvas no Sul clima previsão do tempo Reconstrução Gaúcha Rio Grande do Sul sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/tv/2025/01/documentario-da-folha-registra-espera-de-familias-gauchas-pela-reconstrucao-no-rs.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Presidente da Coreia do Sul é preso por insurreiçãoPolícia captura Yoon Suk Yeol, afastado do cargo após decretar lei marcial em dezembro; manifestantes tentaram impedir ação
14.jan.2025 às 19h45Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O que esperar do governo Lula este ano?Priscila Camazano recebe Julianna Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília, nesta terça-feira (14)
14.jan.2025 às 7h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Lula lança programa de incentivo a professores com bolsas e cartão de crédito sem anuidadeIniciativa visa aumentar atratividade da carreira e deve beneficiar dois milhões de docentes, segundo o MEC
14.jan.2025 às 17h16 jogo fortune tigerCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok